THIAGO PETHIT
 

Vamos combinar o seguinte: veja primeiro o vídeo abaixo. Aumente o som. Ouça a música e preste atenção na letra. Depois, vou te falar quem é Thiago Pethit...

 

 

Pois é. Thiago Pethit é cantor e compositor. O paulistano acaba de lançar o clipe de Mapa-Múndi, música do seu álbum de estreia: Berlim, Texas. Ele simplesmente desponta no cenário da música brasileira como a voz e o som para serem ouvidos. No país onde todo dia aparece uma nova cantora, Thiago Pethit é mais que um “bendito fruto entre as mulheres”, é um talento que chegou, chegando. E promete ficar.

Agora toca na rádio. Mas começou, como muita gente boa hoje, no MySpace. A sonoridade de cabaré à la Serge Gainsbourg e a voz grave, que lembra Leonard Cohen, chamam a atenção. Mas quem é Thiago Pethit? Um ator que dirigiu shows, estudou literatura e virou cantor. Ou, na definição do próprio,“um rapaz que tem muita vontade de dialogar”.

Desde março deste ano, quando lançou Berlim, Texas, Thiago tem sido apontado pela crítica como um dos talentos da nova geração da música brasileira. Seus shows, antes acompanhados apenas por habitués do circuito independente, começam a reunir um público maior, atraído pelo clima de cabaré chic, com letras melancólicas em português, inglês, espanhol e francês – cantadas com sotaques impecáveis.


Num primeiro momento, ele foi definido como mais um integrante da leva de artistas folk que pipocam no cenário alternativo brasileiro. Apesar das influências do estilo, ele prefere se definir como “pop universal contemporâneo”. “Hoje em dia o pop abarca tudo o que já aconteceu, é uma grande mistura. Não posso dizer que sou folk. Sou um menino que vive na São Paulo do século 21”, comenta o paulistano de 27 anos, que diz ouvir atualmente a cantora sueca Lykke Li, Charlotte Gainsbourg, Hot Chip ... “Mas minha grande referência é Bertolt Brecht, sem o fundo político e social.”


Thiago descobriu sua vocação para a música em Buenos Aires, enquanto dirigia o show do músico e produtor Dudu Tsuda com a cantora Tiê. Ela, aliás, virou uma de suas maiores fãs, e o incentivou a seguir a carreira musical. Na Argentina, aproveitou para estudar literatura, curso que já havia largado por duas vezes. Em 2009, depois de lançar o EP Em Outro Lugar e de sentir a boa receptividade do público e da crítica, Thiago decidiu que era hora de gravar o primeiro CD. O paulistano desembolsou R$ 25 mil e lançou este ano Berlim, Texas, totalmente independente.

Se o disco tem sido muito elogiado pela crítica, seu novo clipe, que você viu aqui, não fica por menos e é mais um exemplo da delicadeza e originalidade presentes no trabalho do cantor. Dirigido pela fotógrafa e videomaker Renata Chebel, o vídeo apresenta sequências em stop motion de fotos feitas no Reino Unido, França, Itália, Holanda, Brasil, Alemanha, Bélgica, República Tcheca... Mapa-Múndi afora.


Enquanto isso, seu CD não sai do meu player...

Quer ouvir e ver mais? Vai no MySpace do moço: aqui.


 
 
rádio x

te joga!
Cadastre-se aqui que você só tem a ganhar: promoções, convites e loucurinhas...
Nome:
E-mail:

 
Busca